Central de Atendimento: (66) 3423-2697 | (66) 3423-1232 | (66) 99209-2612 | WhatsApp
No dia 27 de Junho é comemorado o Dia Internacional do Diabético. A data tem o objetivo de promover a conscientização da sociedade sobre o diabetes e as formas de tratamento. Infelizmente, ainda não há cura para a doença, porém, há vários tratamentos disponíveis. Segui-los de forma regular é fundamental, proporcionando saúde e qualidade de vida para o paciente portador. Mas, você sabia que a diabetes pode também afetar os olhos?
Retinopatia Diabética é o nome que se dá ao comprometimento do fundo de olho causado pelo diabetes. Trata-se de uma complicação grave que, se não diagnosticada e tratada a tempo, pode provocar severa perda da visão. Como a doença atinge os dois olhos, existe o risco de cegueira bilateral.
A prevenção dos problemas oculares deve ser feita através do controle rigoroso do diabetes. Para tanto, é necessário acompanhamento médico permanente, com controle adequado da taxa de açúcar e acompanhamento oftalmológico periódico. Após 5 anos de doença, toda pessoa portadora de Diabetes deve se submeter a um exame oftalmológico preventivo, mesmo que não manifeste ou perceba qualquer alteração da visão. Outros fatores que tornam a doença mais grave são a hipertensão arterial e a gravidez. Nestas situações, o exame oftalmológico deve ser realizado o mais cedo possível.
O tratamento das lesões retinianas causadas pela doença é indicado quando há progressão da Retinopatia Diabética, com risco de comprometimento da visão central. Nos casos indicados, o tratamento consiste no uso de laser. Os medicamentos com atividade anti-angiogênica têm sido usados como parte do tratamento, com resultados animadores.
Nos casos mais graves, os recursos de tratamento incluem as cirurgias do vítreo e retina.
Por se tratar de uma doença crônica, além do controle com o endocrinologista, o paciente portador de Diabetes precisa estar sempre sob observação oftalmológica devido ao risco de desenvolver as alterações oculares
Retinopatia Diabética é o nome que se dá ao comprometimento do fundo de olho causado pelo diabetes. Trata-se de uma complicação grave que pode provocar severa perda da visão. (...)
O tratamento a laser é indicado para qualquer idade, a partir dos 18 anos, desde que se constate estabilização do grau (variação não maior que meio grau no intervalo de 1 ano (...)